Teste Psicotecnico Detran

Fazer Teste Psicotecnico Detran

Para quem está tirando sua primeira habilitação, um dos procedimentos obrigatórios na formação de condutores, exigidos pelo Detran, é o teste psicotécnico Dentran. Antes de começar a bateria de aulas escritas e práticas, o candidato passa por uma avaliação de traços e desenhos, com linhas, círculos, zigue-zagues, retas paralelas, dentre outras figuras.

O objetivo do teste psicotécnico Dentran é avaliar a personalidade da pessoa. São analisadas as reações do futuro condutor quanto à impulsividade, ansiedade, emoção, comportamento explosivo, dentre outros, com a finalidade de medir as possíveis atitudes no trânsito.

Para auxiliar no bom desempenho, os candidatos podem fazer testes psicotécnicos online para testar sua atenção e raciocínio lógico. Muitos nem imaginam, mas o simples ato de desenhar escadinhas, tracinhos em linha reta, verticais, horizontais, fazer símbolos, reconhecer círculos, e identificar objetos podem revelar muito sobre a personalidade de uma pessoa.

Dicas Para o Teste Psicotecnico Detran

teste psicotenico detran 300x225 Teste Psicotecnico DetranO Teste Psicotecnico Detran também tem por objetivo verificar a coordenação motora, observação, rapidez de raciocínio, noção de espaço, capacidade de usar todos os sentidos físicos, entre outros. O exame psicotécnico não precisa ter uma qualidade artística, pois o intuito é verificar a firmeza dos traços e a consistência dos  movimentos.

Na internet é possível encontrar testes de lógica, de exercício com o cérebro. Os mais famosos são conhecidos como testes de QI – quoeficiente de inteligência. Outros simulados de testes psicotécnicos ajudam a aquecer o cérebro, antes de fazer o exame.

Uma boa dica para quem vai fazer o psicotécnico é procurar ficar bem calmo e relaxado, desde o início da semana. Durma bem na noite anterior ao exame, e caso não consiga fazer ou responder determinada pergunta, passe para a próxima para otimizar seu tempo. O controle do nervosismo do candidato é outro fator analisado pelo médico que aplica o exame. Antes de tudo lembre-se de ser você mesmo e vá com confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>