RioCard

RioCard

O RioCard é um programa existente no Rio de Janeiro referente ao transporte público. Quem possui o RioCard tem como comprar diferentes créditos para assim se transportarem na cidade do Rio de Janeiro.

Quando Surgiu

O vale transporte foi criado no ano de 1985 e era facultativo, no entanto uma nova Lei criada no ano de 1987 tornou o vale transporte obrigatório para todos os trabalhadores e assim os empregadores tiverem que começar a pagar o vale transporte aos seus funcionários.

RioCard 300x153 RioCard

Obrigações do Empregador 

Atualmente o vale transporte é uma obrigação do empregador e direito do trabalhador. Com esse benefício o funcionário não precisa gastar de seu salário mais de 6% com transporte e se esse valor for maior então o empregador deve devolver ao funcionário a diferença.

A empresa que emprega o funcionário não pode pagar esse vale transporte em dinheiro, pois se for pago em dinheiro o funcionário pode alegar que o valor era de seu salário e assim poderá pedir um reajuste com relação ao valor do décimo terceiro salário, férias, INSS, entre outros. Sendo assim é importante que o empregador pague o vale transporte com cartão.

 

Tipos de Cartões

O RioCard possui vários tipos de cartões que a pessoa pode adquirir, entre eles está o vale transporte convencional, o vale transporte rápido, o bilhete único de vale transporte, entre outros. Esses cartões devem ser adquiridos pelas próprias pessoas e não por terceiros, pois ele não pode ser usado por outra pessoa e também não pode ser vendido. Ou então a empresa fornece o cartão ao seu novo funcionário

O cartão vale transporte rápido, por exemplo, é um cartão que pode ser pago antecipadamente com o valor entre quarenta e oitenta reais. Esse cartão possui a mesma funcionalidade do cartão transporte tradicional, no entanto ele normalmente é usado pelas empresas que contratam um funcionário e que ele já começa a trabalhar e assim não precisa esperar a chegada do cartão transporte tradicional para começar a trabalhar.

Quem possui qualquer cartão transporte do RioCard pode adquirir um seguro RioCard que é um seguro feito em parceria com o Banco Itaú onde a pessoa fica segurada contra acidentes e em caso de invalidez ou morte a familia recebe uma indenização.