O que é Licenciatura Plena?

Afinal, O que é Licenciatura Plena?

Você sabe o que é a licenciatura plena? Ela é um curso dado por instituições superiores de ensino que tem a intenção de formar professores para a educação básica.

A licenciatura plena pode ser de dois tipos, o curso Normal Superior, que tem como objetivo formar professores especializados em educação infantil e para os primeiros anos do ensino fundamental, pedagogos, e os cursos de licenciatura, que são voltados para formar docentes para os demais anos do ensino fundamental e do ensino médio, especialistas em uma área do conhecimento, como professores de matemática, biologia, química, etc.

Existem várias universidades que desenvolveram cursos que dão a profissionais já graduados a oportunidade de se licenciar em uma área que seja da sua especialidade, cursando a licenciatura plena para ter autorização para poder lecionar e prestar concursos, por exemplo.

Uma pessoa que seja formada em Enfermagem pode se licenciar em Biologia, e alguém formado em Engenharia pode se licenciar em Matemática.

O que é Licenciatura Plena e Qual Sua Duração?

Licenciatura Plena 300x224 O que é Licenciatura Plena?A duração do curso e a carga horária pode variar de faculdade para faculdade, em algumas dura apenas um semestre, em outras já são dois semestres, e já existem cursos semi presenciais e à distância.

Para começar a cursar, é preciso levar uma cópia do diploma de graduação e informar sobre qual disciplina você pretende se licenciar, para que seja julgado se é compatível. Uma pessoa formada em Fisioterapia não pode obter a licenciatura em História, por exemplo.

Além de poder ministrar a disciplina escolhida, o aluno estará apto a atuar na elaboração de projetos pedagógicos e em atividades curriculares. Durante o curso o aluno terá disciplinas de práticas de ensino e terá que cumprir o estágio supervisionado na área de educação. O mercado de trabalho para os professores está em expansão, sobrando vagas em muitos estados e cidades.