quinta-feira, abril 18, 2024
HomeNotíciasEducação Financeira é ferramenta que dá mais liberdade às mulheres

Educação Financeira é ferramenta que dá mais liberdade às mulheres

Planejador financeiro explica que saber lidar bem com o próprio dinheiro é fundamental para ampliar consciência sobre as próprias escolhas

A educação financeira é algo fundamental para capacitar qualquer cidadão a fazer escolhas melhores, e, em março, quando se comemora o Dia Internacional das Mulheres, dar voz ao tema é ainda mais essencial, já que as estatísticas mostram que a dependência financeira faz com que muitas mulheres permaneçam, inclusive, em relacionamentos abusivos.

Segundo Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, é bastante comum que muitas mulheres, especialmente as de gerações mais antigas, acreditem que não são capazes de gerir bem as finanças. “Felizmente essa realidade está mudando, mas é comum atender casais onde as mulheres têm muito pouco conhecimento sobre dinheiro e sequer sabem o que acontece com as contas da família”, explica.

O planejador financeiro acredita que, ao receberem educação financeira, as mulheres podem se tornar mais independentes para tomar decisões mais certeiras. “Elas ganham autonomia para controlar seu próprio dinheiro, alcançar independência financeira e também  contribuir significativamente para o bem-estar financeiro de suas famílias”. 

Martello afirma que, ao atender um casal em mentoria financeira, é fundamental colocar homens e mulheres na mesma página com relação ao conhecimento mínimo necessário. “Também tomo muito cuidado para dar voz a ambos, pois é um momento em que o aprendizado precisa ser mútuo para a família crescer como um todo”, diz. “Se cada um estiver remando para um lado, o barco nunca conseguirá navegar”. 

De acordo com o fundador da Martello EF, a educação financeira ensina habilidades essenciais, como orçamento,  economia, investimento e planejamento de aposentadoria, temas que, anos atrás, eram muito pertencentes apenas ao universo masculino. “Historicamente, o tema dinheiro, em sua maior parte, foi associado aos homens, por isso ainda existe uma disparidade que está sendo resolvida ao longo do tempo”, analisa.

Para ele, um dos pontos mais importantes relacionados à educação financeira para mulheres é que ela permite liberdade de escolha. “Uma mulher que sabe lidar bem com as próprias finanças não precisa permanecer em relações que não quer por medo de não ter como se sustentar ou, ainda, pode ganhar habilidade para conseguir receita extra ou se tornar mais resiliente em crises que envolvam dinheiro na vida”, finaliza. 

Artigos Relacionados
- Publicidade -

Mais Populares

Comentários Recentes