Livro Sítio do Pica-pau Amarelo

O Livro Sítio do Pica-pau Amarelo

O Livro Sítio do Pica-pau Amarelo é uma obra do escritor brasileiro, Monteiro Lobato. Esta obra tem atravessado as gerações e está entre as mais amadas da literatura infanto-juvenil brasileira. O primeiro livro da série foi lançado na década de 20. Daí em diante o escritor continuo a escrever livros para crianças.

Monteiro Lobato criou personagens marcantes como, Dona Benta, a boneca Emília, Narizinho, Pedrinho, a tia Anastácia, o Marquês de rabicó, o Visconde de Sabugosa, Tio Barnabé, a Cuca e o Saci, dentre tantos outros que foram surgindo no decorrer dos livros que foram lançados com novas aventuras acontecidas no Sítio do Pica-pau Amarelo.

Como Surgiu O Livro Sítio do Pica-pau Amarelo

Livro Sítio do Pica pau Amarelo 216x300 Livro Sítio do Pica pau AmareloLobato contou que a origem do Livro Sítio do Pica-pau Amarelo, sua mais famosa obra, surgiu em meio a uma partida de xadrez, quando Toledo Malta contou uma história de um peixinho que saiu da água e ao voltar acabou morrendo afogado por desaprender a nadar.

O escritor disse que o peixinho não saia mais das suas ideias, foi quando sentado a sua máquina de escrever, Monteiro Lobato escreveu “A história do peixinho que morreu afogado”. Este conto rendeu e deu origem ao livro intitulado “A menina do narizinho arrebitado”, e este levou a origem do “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

A obra foi adaptado para a Tv Tupi que passou a produzir e apresenta a série de 1952 a 1962, tinham em média 45 minutos, ao todo foram 360 episódios ao longos dos anos no qual a série foi apresentada. Já em 1964 o Sítio do Pica-pau Amarelo chegou a TV Cultura, e foram criados episódios por mais 6 meses, contudo o sucesso não foi o esperado de quando era produzida e exibida pela Tv Tupi.

Em 1967 o Livro Sítio do Pica-pau Amarelo ganhou uma versão exibida pela TV Bandeirantes, ganhando cenário de um sítio real e usando o recurso do video-tape, com episódios de 30 minutos e permaneceu no ar durante dois anos. 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>